sexta-feira, 8 de junho de 2007

Fundamentos da Pesquisa em Educação a Distância

Universidade de Brasília - UnB
Formação de Professores – UAB

Atividade do Módulo 3 – Tópico 2a

Fundamentos da Pesquisa em Educação a Distância e o Projeto Hiperpesquisa: uma Oficina de Pesquisa em Rede

Elaborada por Paulo Henrique Azevêdo

Atualmente já se observam pesquisadores do mundo inteiro, posicionados em locais extremos, uns em relação aos outros, produzindo coletivamente, conhecimento fundamental para toda a nossa sociedade. É claro que estamos tratando de profissionais com informação e tecnologia suficientes para a realização de pesquisa em tempo real. Mas, como pode ser feito para incluirmos pessoas sem conhecimento e tecnologia suficiente para tal atividade?

A experiência de sucesso do Projeto Hiperpesquisa é, para mim, que não o conhecia e nem a outros similares, uma motivação pessoal e profissional para a realização de investigação em educação a distância.

Entendo que a pesquisa em educação a distância passa, inicialmente, pela conscientização dos atuais investigadores, sobre a existência (muitos se recusam a aceitar a sua existência) e o papel da pesquisa, neste mundo onde as enormes distâncias são vencidas pela tecnologia da informação e da comunicação. Reduzida esta resistência, um passo largo já terá sido dado.

Outro ponto relevante é a preparação das pessoas para atuarem neste ambiente e aprenderem a agir de maneira participativa, interativa e cooperativa. Não em apenas uma ou duas dessas atitudes, mas nas três acima citadas. Preparar as pessoas é não “gastar” recursos tentando iniciar o aprendizado sozinho, mas aproveitando o muito que diversas organizações já desenvolveram sobre o assunto, ao longo de décadas.

Uma equipe multidisciplinar atuante e competente é outro ponto saudável para o início e desenvolvimento do processo de pesquisa em educação a distância. A construção de um ambiente ou plataforma de educação a distância já exige grande participação, interação e cooperação entre desenvolvedores, pedagogos, pesquisadores, professores e todas as demais pessoas envolvidas nesta ação. As atividades dos demais componentes estarão, da mesma forma, carentes da atuação de toda a equipe.

O planejamento e o esforço para o cumprimento das atividades é outro elemento fundamental para que a pesquisa em educação a distância possa ser bem realizada. Uma investigação não pode sofrer solução de continuidade e precisa seguir uma orientação que permita cumprir uma série de etapas até a sua conclusão.

Outros pontos podem ser considerados, tais como políticas favoráveis a esta iniciativa, recursos compatíveis com as necessidades, um bom intercâmbio entre diversas instituições, dentre outros.

No que toca às minhas expectativas de realização de pesquisa em educação a distância, penso que, no momento, encontro-me motivado com tudo o que estou vendo e realizando, a despeito do enorme desafio que se enfrenta e que se enfrentará mais ainda, quando iniciar o curso.

Na Educação Física, é bem visível a complementariedade de suas diversas áreas e é com essa característica que poderemos utilizar a rede que está se formando, para a realização de pesquisa em educação a distância. Grupos de professores já atuam de maneira presencial, na realização de pesquisa e isso se fortalecerá com a demanda aberta pela UAB e que pode e deve se estender para outras áreas do conhecimento, já que outros cursos já começaram e existe a perspectiva de início de diversos outros.

Enfim, muito há que se aprender para ensinar. O mais importante é que estamos observando algo novo acontecendo e isso, por si só, já é motivo de grande movimentação em nosso meio acadêmico.

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