segunda-feira, 23 de março de 2009

Formação acadêmica em Educação Física a distância


Educação e curso de Educação Física mediado por tecnologias virtuais

Inicialmente, o que vem a ser aprendizagem e educação a distância?

(a) Aprendizagem é um processo e pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem).

(b) Educação a Distância (EAD) é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem (www.ufmg.br/proplan/glossario/e.htm).

Na educação a distância é necessário que o processo ensino-aprendizagem tenha um cunho motivacional destacado e isso pode ser realizado com o uso de diversas técnicas, atividades e tecnologias. O uso pedagógico de recursos audiovisuais é um dos procedimentos que podem ser bem utilizados e que tendem a prender mais a atenção do aluno nos conteúdos ministrados. Intercalar atividades mais “densas”, com filmes, sons e imagens, é uma boa estratégia para a aprendizagem e altamente factível no ambiente virtual.

Outra importante atividade é a utilização dos fóruns e das salas de bate-papo, onde se tornam possíveis, mesmo a distância, a interação entre os participantes, até de maneira imediata.

A possibilidade de troca de informações permanente dos alunos com os professores e tutores é outro ponto alto desse processo, já que isso pode ocorrer com e sem hora marcada, com muito maior autonomia e liberdade por parte de todos os participantes.

Até muito pouco tempo, falar em ensino a distância em Educação Física era algo temerário e deixava o comentarista em situação de quase total descrédito junto à sua platéia.

Após algumas iniciativas, o cenário começa a mudar e algo que ocorria apenas em cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, passou, agora, para cursos de graduação a distância, com características especiais para a sua realização.

Dentre o curso de especialização, podem ser citados:

Curso de especialização em esporte escolar: desde 2004, realizado em parceria do Ministério do Esporte, com a Universidade de Brasília. Este curso atendeu a milhares de professores de quase todo o Brasil e que atuavam no Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte e ainda continua em atividade. Os alunos recebem um material impresso para estudo e mantêm permanente contato com seus tutores para dirimirem dúvidas e realizarem suas tarefas. Ao final do curso, o aluno elabora uma monografia, sob a orientação de um professor designado pela coordenação.

Curso de especialização em Estudos Avançados do Lazer: em 2005, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Corporativa do Serviço Social da Indústria (UniSesi). Criado com o objetivo de qualificar educadores e gestores da área, priorizando as estratégias de educação a distância.

Curso de licenciatura em Educação Física: desde 2007, Modalidade Semipresencial, oferecida pela Universidade de Santo Amaro (Unisa). Esse novo curso de Educação Física possui até 20% da carga total ministrada via web, de acordo com autorização do MEC, através da Portaria 4.059, de 10-12-04.

Curso de licenciatura em Educação Física a Distância: desde 2007, realizado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Modalidade a distância (Semi-presencial) e o licenciado fica habilitado a lecionar Educação Física nos três níveis da Educação Básica. As atividades presenciais serão feitas nas sextas-feiras e nos sábados (em média duas vezes por mês).

Curso de Graduação em Educação Física a distância: realizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade de Brasília (UAB), desde o início de 2008 e que está sendo um grande grande desafio a ser consolidado.

Enfim, estamos começando a experimentar uma nova vida acadêmica.

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