Professores Lamartine da Costa e Marisete Safons também participaram da banca examinadora
Em defesa que durou duas horas e meia, no dia 27 de julho de 2010, Michele do Coito Ruzicki obteve o título de Mestre em Educação Física.
Foi a quarta profissional a obter o título na linha "Gestão do Esporte", pela Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade de Brasília (UnB).
Especificamente, Michele pesquisou quanto à necessidade de um relacionamento próximo e permanente entre as instituições de ensino superior que possuem o curso de graduação em Educação Física e as organizações que contratam esses profissionais no mercado de trabalho que, no caso deste estudo foram pesquisadas academias de atividades físicas. Partiu do pressuposto que um contato contínuo e um eficiente intercâmbio entre essas instituições irá propiciar cursos mais alinhados com as necessidades do mercado e a formação de profissionais mais competentes no desempenho profissional.
Foram pesquisados os nove cursos de Educação Física credenciados no Distrito Federal - sendo que a direção de um deles se recusou de participar do estudo - e 27 academias de atividades física de Brasília.
Como resultado, o estudo demonstrou que os dirigentes dos cursos de Educação Física e das academias de atividades físicas possuem o entendimento que um profícuo relacionamento interinstitucional é fundamental todos os envolvidos no processo, com reflexos significativos para a sociedade, que receberá serviços de melhor qualidade. Mas, a despeito dessa compreensão, a pesquisa constatou a quase inexistência de relacionamento entre as organizações que formam e as que contratam os profissionais de Educação Física.
A banca examinadora
A banca examinadora da dissertação foi composta pelo Professor Paulo Henrique Azevêdo (presidente da banca e orientador do trabalho), Professor Lamartine Pereira da Costa (membro externo e referência internacional da moderna Educação Física) e Professora Marisete Peralta Safons (membro interno e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB).
A presença e participação do Professor Lamartine foram fundamentais, pois trata-se de um expoente da Educação Física Brasileira e que serve de exemplo para todos os profissionais da nossa área. Ele ressaltou a relevância da pesquisa realizada por Michele Ruzicki, que - segundo seu entendimento - produzirá repercussões significativas na linha de pesquisa sobre gestão do esporte, no meio acadêmico, no ambiente profissional do Educador Físico e, por conseguinte, na sociedade como um todo.